Applied Kinesiology (A.K.)

Applied Kinesiology ou Cinesiologia Aplicada foi desenvolvida por um renomado quiropata americano chamado George J. Goodheart Jr. em 1964, a partir de sua busca por técnicas que tornassem os efeitos das manipulações vertebrais mais efetivos e duradouros.

 

Seu objetivo principal é diagnosticar e tratar as causas primárias dos desequilíbrios que podem estar no campo estrutural, químico ou psicoemocional baseado no conceito de Saúde que reconhece a importância do equilíbrio entre os campos Estrutural, Químico, Mental e Espiritual do indivíduo.

 

Utilizando testes de força muscular do método Kendall & Kendall, observou que os músculos hipertônicos não eram a causa primária do problema. Que os sintomas estavam diretamente relacionados com a presença de músculos inibidos (fracos) antagonistas e contralaterais, que se tornam incapazes de exercer a função a que se destinam produzindo os espasmos e hipertonias musculares em outros músculos e conseqüentemente, as distorções posturais e sintomas dolorosos.

 

 

figura representativa do equilíbrio neuromuscular desequilíbrio neuromuscular

 

 

Prosseguindo em seus estudos, concluiu que muitas técnicas tradicionais vindas da Quiropraxia e Osteopatia (Dr. Andrew Still), mesmo não tendo sido originalmente desenvolvidas para o reequilíbrio do sistema muscular, produziam efeitos positivos importantes na recuperação da função dos mesmos. E através de estudos existentes relacionados a órgãos e glândulas do corpo passou a compreender também as implicações clínicas relacionadas às fraquezas musculares – as relações víscero-somáticas. Estudando essas relações víscero-somáticas entrou em contato com os princípios e técnicas da medicina chinesa, mais particularmente com os meridianos que integram a superfície do corpo aos órgãos internos possibilitando uma visão do corpo como um todo funcional.

 

Agregou então ao seu trabalho além das técnicas de ajustes quiropáticos, vários procedimentos de manipulações miofasciais, manipulações cranianas, o estímulo de reflexos neurolinfáticos (Dr. Chapman) e neurovasculares (Dr. Terence Bennett), e a utilização de pontos de acupuntura para a regulação do fluxo de energia (Chi), que passaram a constituir os elementos principais da abordagem terapêutica da Cinesiologia Aplicada ou AK.  

  • Faça o seu cadastro e receba novidades
© 2011 Cristina Yui. Todos os direitos reservados
Los 3 IRIS Informática