Minha jornada teve início com a graduação em Fisioterapia em 1984. Seguiram-se 2 anos de especialização num dos centros de excelência mais conceituados do país, o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, em Brasília – um treinamento severo, orientado individualmente pelos chamados “staffs”, com revisão incansável em anatomia e neuroanatomia orientada pelo anatomista exclusivo da instituição. Foi valiosoaprendizado do espírito de cooperação e respeito numa equipe transdisciplinar.

Após alguns anos de atuação meu espírito buscador sabia que era possível ir além dos resultados pouco expressivos obtidos através da fisioterapia convencional. Em 1990 fui apresentada a uma técnica então revolucionária, de abordagem global, que mudou completamente a minha visão de tratamento – a RPG, desenvolvida por Philippe Souchard. Compreendi que a insatisfação profissional que senti até ali, se devia ao simples fato de que aprendi a olhar e tratar somente os sintomas. Agora eu tinha condições de identificar e tratar as causas biomecânicas das disfunções que produziam aqueles sintomas. Essa mudança na forma de perceber meus desafios ampliou de modo irreversível a compreensão do meu papel como fisioterapeuta.    

Após alguns anos de prática com RPG, comecei a me conscientizar também das limitações desse recurso técnico. Eu intuía a existência de causas ainda mais primárias para as dores dos meus pacientes do que o mero desequilíbrio entre as cadeias musculares. Causas muito mais microscópicas, profundas. Esse insight levou-me a conhecer a antiginástica e outros métodos neo-reichianos que me ajudaram a confirmar a sabedoria inata do corpo.

Em 2005 cheguei ao Sistema Craniossacral e a partir de então o mergulho de corpo e alma nos estudos da biomecânica e da biodinâmica, nos princípios da Osteopatia e da cinesiologia diagnóstica, e na prática das técnicas craniossacrais e miofasciais, colocou-me diante da facilitação do processo quase que espontâneo de conexão com o Self dos pacientes submetidos a esse meu trabalho, transformado também pelas minhas vivências pessoais. Mergulhei concomitantemente na exploração da Experiência Somática (SE), técnica de Peter Levine. Pude assim, alcançar maior compreensão do trabalho de Reich e de outros que vieram depois dele, como Alexander Lowen, Therèse Bertherat e Lisbeth Marcher cuja teoria de desenvolvimento somático trouxe a compreensão da influencia determinante de nossas experiencias emocionais ao longo de nosso desenvolvimento neuropsicomotor, na construção de nossa estrutura de carater e personalidade.   

Finalmente cheguei na Psiquiatria: corpo e mente são apenas aspectos diferentes da Unidade!

Hoje, eu compreendo o meu papel não como Profissional da Saúde, mas principalmente como Ser HumanoSigo com minha insaciável curiosidade sobre as formas como cada corpo humano expressa sua experiência única da Vida. Sigo aprendendo e ensinando com a mesma paixão do meu primeiro dia de universitária. Também continuo me submetendo a processos terapêuticos e de supervisão. Sei que não existe fim na estrada do conhecimento, e que muito mais diante dos meus olhos do que consigo perceber. Mas isso me estimula a prosseguir. Considero erros e acertos como parte inexorável do Caminho do meu coração. E me empenho em praticar o sábio conselho do velho mestre Jung: Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas; mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Namastê!

Cristina Yui 

                                              Curriculum Vitae

 

Formada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) –  1984

 

Residência no Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek em Brasília – 1985/1986

 

Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior – CEUBBrasília – 1986

 

Formação em Reeducação Postural Global (R.P.G.) com Philippe E. Souchard – 1990

 

Formação em Drenagem Linfática Manual – 2004

 

Formação completa em Terapia Craniossacral – 2005/2006

 

Formação em Ayurvedic Restorative Yoga Massage (nível 1)-2007 

 

Formação em Experiência Somática (S.E.) pela Somatic Experiencing do Brasil® – 2007 a 2010 

 

  • Técnica de Resolução de Stress Pós Traumático

 

 Membro da Associação Brasileira de Trauma

 

Formação em Watsu (Terapia Aquática) para fisioterapeutas - com Peggy Shoendinger - 2009 - Valeria Figueiredo Cursos

 

Workshop em Aquafloating (Terapia Aquática) – 2009

 

Applied Kinesiology (AK) - formação pelo International College of Applied Kinesiology - 2009 a 2011

 

  • Diagnóstico Funcional e Terapia Manual do Sistema Motor,  Terapia QuímicaEmocional    

 

Colaboradora Voluntária no Hospital Dia do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas  em Terapias Complementares na Saúde Mental e  ZEN IPqdesde 2008.  

 

Idealizadora do método Toque Integrativo Somato Emocional® (T.I.S.E.®) oferecido na grade de Terapias Complementares do Centro de Reabilitação e Hospital Dia (CRHD) da FMUSP IPq

 

Ministra o Curso de Formação em Toque Integrativo Somato Emocional ® pela Escola de Excelencia do IPq HCFMUSP

 

Supervisora do Estagio de Capacitação em Serviço em T.I.S.E.® pela Escola de Educação Permanente do IPq HCFMUSP

 

Membro da Comissão Científica do Núcleo de Cuidados Complementares Integrativos (NUCCI) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

  • Faça o seu cadastro e receba novidades
© 2011 Cristina Yui. Todos os direitos reservados
Los 3 IRIS Informática