Cristina Yui - Fisioteraptia
Curso

Sensopercepção - Transformando o Trauma
- Duração: 15, 16 e 17 de novembro de 2013
- Local: Av. Fagundes Filho, 1037 - próx. ao metrô São Judas - São Paulo- capital
SENSOPERCEPÇÃO - TRANSFORMANDO O TRAUMA
Vivemos em uma era onde o estresse tornou-se um dos principais ingredientes disparadores de desequilíbrios físico-psíquico-emocionais, deixando-nos mais vulneráveis às doenças cardíacas, circulatórias, digestivas, endócrinas, imunológicas, tensões musculares, insônia, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, dores crônicas como fibromialgia, enxaqueca entre outras.
Como isso acontece?
É esperado que após um evento estressante o corpo pudesse recuperar o equilíbrio, pois tem a capacidade inata de autorregular-se. Porém, submetido a situações contínuas de estresse (repetições), ou a um evento abrupto ou muito forte que ultrapassa a capacidade de resiliência do organismo como, por exemplo, violência ou acidente, essa capacidade se perde e instala-se o “trauma”.
“Trauma é uma camisa de força interna criada quando um momento devastador é congelado no tempo. Ele sufoca o desenvolvimento do ser e estrangula nossas tentativas de ir em frente com nossas vidas. Desconecta de nós mesmos, dos outros, da natureza e do espírito. Quando somos dominados por uma ameaça, congelamos de medo, como se nossas energias instintivas de sobrevivência estivessem arrumadas, prontas para sair, mas sem lugar para ir”. Peter Levine – autor da técnica Experiência Somática (SE).
Para nosso sistema nervoso, qualquer situação estressante é interpretada como ameaça, desde rupturas emocionais, cirurgias, até acidentes. E nem sempre podemos reagir como o nosso instinto exige. Os impulsos bloqueados ficam registrados no subconsciente – no corpo. Quando toda essa energia produzida pelo corpo que não pôde ser direcionada, fica aprisionada sustentando o desequilíbrio orgânico, levando-o ao adoecimento.
Como podemos tratar?
“Se as paredes ouvissem... Na casa que é o seu corpo elas ouvem. As paredes que tudo ouviram e nada esqueceram são os músculos. Na rigidez, crispação, fraqueza e dores nos músculos das costas, pescoço, diafragma, coração e também do rosto e do sexo, está escrita toda a sua história, do nascimento até hoje.” Thérèse Bertherat em “O corpo tem suas razões”
O corpo tem razões que a mente desconhece. Através das sensações corporais o inconsciente pode vir à tona possibilitando a identificação da origem do desequilíbrio. Sua conscientização terapeuticamente despertada e conduzida permite que o corpo desencadeie os processos fisiológicos de autorregulação.
Com base em técnicas corporais específicas de resolução de traumas vamos aprender a identifica-los e como utilizar o recurso da sensopercepção a favor do resgate do equilíbrio físico e psicoemocional.
PROGRAMA
1- Conceito de estresse, trauma e seus sintomas
2- As bases neurofisiológicas do estresse e trauma
3- Neuroplasticidade no tratamento do estresse
4- O modelo da Experiência Somática
5- Pratica
PRÉ-REQUISITO: Formação em Toque Integrativo Somato Emocional
DATA: 15, 16 E 17 DE NOVEMBRO DE 2013
LOCAL: Av. Fagundes Filho, 1037 – Vila Monte Alegre (próx. Metrô São Judas), São Paulo.
INVESTIMENTO:
Matricula: R$ 200,00 Vagas limitadas!
Descontos especiais para pagamentos à vista antecipados:
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: Tel: (11) 5594-7060
e-mail: centercomterapias@terra.com.br
