Curso

Sensopercepção - Transformando o Trauma


  • Duração: 15, 16 e 17 de novembro de 2013
  • Local: Av. Fagundes Filho, 1037 - próx. ao metrô São Judas - São Paulo- capital

  •                                     SENSOPERCEPÇÃO - TRANSFORMANDO O TRAUMA

     

          Vivemos em uma era onde o estresse tornou-se um dos principais ingredientes disparadores de desequilíbrios físico-psíquico-emocionais, deixando-nos mais vulneráveis às doenças cardíacas, circulatórias, digestivas, endócrinas, imunológicas, tensões musculares, insônia, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, dores crônicas como fibromialgia, enxaqueca entre outras.

          Como isso acontece?

           É esperado que após um evento estressante o corpo pudesse recuperar o equilíbrio, pois tem a capacidade inata de autorregular-se. Porém, submetido a situações contínuas de estresse (repetições), ou a um evento abrupto ou muito forte que ultrapassa a capacidade de resiliência do organismo como, por exemplo, violência ou acidente, essa capacidade se perde e instala-se o “trauma”.

          “Trauma é uma camisa de força interna criada quando um momento devastador é congelado no tempo. Ele sufoca o desenvolvimento do ser e estrangula nossas tentativas de ir em frente com nossas vidas. Desconecta de nós mesmos, dos outros, da natureza e do espírito. Quando somos dominados por uma ameaça, congelamos de medo, como se nossas energias instintivas de sobrevivência estivessem arrumadas, prontas para sair, mas sem lugar para ir”. Peter Levine – autor da técnica Experiência Somática (SE).

     

          Para nosso sistema nervoso, qualquer situação estressante é interpretada como ameaça, desde rupturas emocionais, cirurgias, até acidentes. E nem sempre podemos reagir como o nosso instinto exige. Os impulsos bloqueados ficam registrados no subconsciente – no corpo. Quando toda essa energia produzida pelo corpo que não pôde ser direcionada, fica aprisionada sustentando o desequilíbrio orgânico, levando-o ao adoecimento.

         Como podemos tratar?

           “Se as paredes ouvissem... Na casa que é o seu corpo elas ouvem. As paredes que tudo ouviram e nada esqueceram são os músculos. Na rigidez, crispação, fraqueza e dores nos músculos das costas, pescoço, diafragma, coração e também do rosto e do sexo, está escrita toda a sua história, do nascimento até hoje.”  Thérèse  Bertherat em  “O corpo tem suas razões”

     

         O corpo tem razões que a mente desconhece. Através das sensações corporais o inconsciente pode vir à tona possibilitando a identificação da origem do desequilíbrio. Sua conscientização terapeuticamente despertada e conduzida permite que o corpo desencadeie os processos fisiológicos de autorregulação.

             Com base em técnicas corporais específicas de resolução de traumas vamos aprender a identifica-los e como utilizar o recurso da sensopercepção a favor do resgate do equilíbrio físico e psicoemocional.

     

            PROGRAMA

    1-    Conceito de estresse, trauma e seus sintomas 

    2-    As bases neurofisiológicas do estresse e trauma

    3-    Neuroplasticidade no tratamento do estresse 

    4-    O modelo da Experiência Somática

    5-    Pratica

     

    PRÉ-REQUISITO: Formação em Toque Integrativo Somato Emocional                     

    DATA: 15, 16 E 17 DE NOVEMBRO DE 2013

    LOCAL: Av. Fagundes Filho, 1037 – Vila Monte Alegre (próx. Metrô São Judas), São Paulo.

     

    INVESTIMENTO:

    Matricula: R$ 200,00  Vagas limitadas!

    Descontos especiais para pagamentos à vista antecipados:

    INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: Tel: (11) 5594-7060

                                                                   e-mail: centercomterapias@terra.com.br


  • Faça o seu cadastro e receba novidades
© 2011 Cristina Yui. Todos os direitos reservados
Los 3 IRIS Informática