Artigo: Toque Integrativo Somato Emocional 02 de maio 2014


http://olharnacional.blogspot.com.br/2014/05/tise-conheca-o-toque-integrativo-somato.html

T.I.S.E – Conheça o Toque Integrativo Somato Emocional

 
Na coluna desta semana tenho o imenso prazer de conversar com a fisioterapeuta Cristina Yui, criadora do T.I.S.E – técnica de saúde utilizada no Centro de Reabilitação do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas aqui em São Paulo e acima de tudo uma pessoa a quem chamo de amiga.
Antes de qualquer coisa o que é o T.I.S.E?
 
          Cristina Yui: O T.I.S.E. - Toque Integrativo Somato Emocional é uma abordagem de terapêutica integrativa manual e corporal desenvolvida no Centro de Reabilitação e Hospital Dia (CRHD) do Instituto de Psiquiatria do HC FMUSP. Trata-se de um olhar abrangente de exploração da riqueza das possibilidades dos recursos do toque terapêutico provenientes de várias técnicas manuais de facilitação do equilíbrio estrutural, da conscientização e manejo das experiências somato emocionais, dirigido à saúde mental e tratamento das doenças psicossomáticas
 
Como você chegou a concepção do T.I.S.E? Quais foram suas inspirações?
 
 Cristina Yui: A prática profissional como fisioterapeuta, evidenciava a presença de componentes psicossomáticos (emocionais com reflexos orgânicos) nas doenças físicas. E Reich falava sobre a presença de distúrbios neurovegetativos associados aos distúrbios mentais (neurose), e a questão da memória emocional contida na rigidez muscular. Então passei a buscar conhecimentos e recursos técnicos que possibilitassem atuar nesta integração mente-corpo.
No CRHD tenho a oportunidade de trabalhar com pacientes com transtorno mental grave o que me proporcionou uma experiência inestimável para o desenvolvimento deste métodoDeixei-me guiar pela teoria da Psicologia do Desenvolvimento Somático (Lisbeth Marcher) que por sua vez teve como base, as teorias de A. Lowen, Jean Piaget, Erick Erickson, David Boadela, Frank Lake, L. Vigotsky, entre outros, onde num estudo de 40 anos, foi mapeada a função psicológica de cada músculo do corpo.  Baseei-me também nos estudos sobre neurofisiologia e neuroplasticidade em estresse e trauma. Dessa integração com uma composição adaptada de toques e abordagens psicoterapêuticas corporais provenientes da terapia craniossacral (Dr. John Upledger, MO, 1970), Fasciaterapia, Experiência Somática – SE, uma técnica de resolução de estresse pós traumático (Dr Peter Levigne, 1980), nasceu o T.I.S.E.   
 
Existe uma harmonia entre pensamento oriental e ocidental?
 
Cristina Yui: Sim, eu diria que as terapias integrativas orientais e ocidentais se complementam quando conduzidas de forma integrada, como buscamos fazer no CRHD. Observo propósitos terapêuticos semelhantes - um a nível energético e outro no nível físico, e nenhum desses aspectos pode ser negligenciado se buscamos alcançar o Ser Integral.
 
Qual é o processo de aplicação do T.I.S.E?
 
Cristina Yui: O T.I.S.E. é aplicado com o paciente deitado em maca, onde o toque/manipulação é realizado com objetivos específicos de acordo com a necessidade individual do paciente, acolhendo as “lacunas” no seu desenvolvimento emocional  durante a aplicação.  Procura ao mesmo tempo em que libera as restrições físicas de contenção do estresse emocional e do sistema craniossacral, facilitar o contato/evocar e ancorar recursos internos comprometidos por rupturas como, por exemplo: vínculo, consciência corporal, amparo, auto sustentação - a nível sensorial/corporal o que amplia a resiliência do seu sistema nervoso e contribui para o processo de ressignificação cognitiva nos tratamentos psicoterápicos.  Durante todo o processo gradualmente facilitamos a dessensibilização aos “gatilhos” estressores, fundamental para obtenção de resultados mais efetivos.
 
Quais suas recomendações? Existe algum caso onde a aplicação do T.I.S.E não é recomendada?
 
Cristina Yui: Como é um método rico em recursos, flexível às necessidades de cada um, até o momento não me deparei com nenhum caso que possa considerar totalmente restritivo a todas as possibilidades oferecidas pelo método. Mas quero destacar que pra que possamos avaliar e traçar um programa de tratamento com segurança é imprescindível o conhecimento sobre os mecanismos fisiológicos de cada patologia que acompanha esse paciente. Por exemplo, é muito eficaz no tratamento da dor, porém existem casos como o câncer, em que a manipulação miosfascial é totalmente contraindicada por facilitar a circulação linfática, mas uma atuação específica alivia muito os sintomas da quimioterapia e alguns tipos de dor (de origem não oncológica) que podem surgir. Tenho atendido em consultório os mais variados casos: de disfunção de ATM, fibromialgia, hérnias de disco, pacientes em tratamento quimioterápico, problemas crônicos ortopédicos, reumatológicos, labirintite, transtorno de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, depressão, insônia, etc. Obviamente, cada um com acompanhamento médico ou outro profissional adequado (psicólogo, dentista, etc). Tratar de um ser humano é um trabalho de parceria.
 
Para terminar onde o leitor pode encontrar mais informações? Poderia nos falar dos cursos e atendimentos realizados?
 
Cristina Yui:Atualmente ministro o curso que é desenvolvido em 4 módulos sequenciais. O desenvolvimento deste trabalho atingiu um estágio em que passei a receber solicitações pra que ele fosse disponibilizado a outros profissionais, e também se tornou uma necessidade pessoal transmiti-lo pra que mais pessoas possam ser beneficiadas, pois, os atendimentos são realizados em consultório, e em nível institucional está ainda restrito aos pacientes em regime de internação em Hospital Dia no CRHD da Psiquiatria do HCFMUSP. 
 
           As informações sobre o curso programado pra iniciar agora em 01 e 02 de maio, com o programa e todas as datas estão disponíveis no meu site: www.cristinayui.com.br
 
 
Diego Tiscar é Psicanalista e Colunista do Olhar Nacional
 

Posted by Olhar Nacional on sexta-feira, maio 02, 2014. . You can follow any responses to this entry through the .

 

By Olhar Nacional on sexta-feira, maio 02, 2014. . .

  • Faça o seu cadastro e receba novidades
© 2011 Cristina Yui. Todos os direitos reservados
Los 3 IRIS Informática